Onde a beleza natural, a cultura autêntica e a hospitalidade única da região de Marco de Canaveses se fundem em uma viagem que se prevê memorável. Explore e descubra o melhor que o Tâmega e o Douro têm para oferecer enquanto caminha pelas margens pitorescas, enquanto contempla a intocada natureza circundante e se entrega a passeios de barco relaxantes. Em cada momento, mergulhe de corpo e alma nesta experiência autêntica que certamente transcenderá suas expectativas e o farão sentir verdadeiramente conectado com a essência magnética do Vale do Douro e do Tâmega. Seja bem-vindo a uma experiência que ficará gravada em seu coração para sempre!
Unindo as margens do rio Ovelha, a Ponte do Arco faz jus ao nome. Composta por um único arco, ligeiramente apontado e de grandes dimensões, assume-se como uma imponente obra de arquitetura. O seu tabuleiro forma um cavalete, inspirando-se na construção das pontes góticas. Os mestres pedreiros que a projetaram e conceberam, ergueram os seus alicerces em dois afloramentos das margens, formulando assim uma estrutura mais robusta e segura.
Casa nobre barroca, inacabada, com frontispício de certa imponência e rico decorativismo. É considerada uma das mais extensas fachadas barrocas da arquitetura portuguesa o melhor exemplo concelhio deste estilo arquitetónico. Constituída quase apenas pela fachada principal, inacabada, em ruínas e com grande profusão de detalhes decorativos, construídos apenas pela fachada principal.
O Museu Municipal do Marco de Canaveses foi criado por deliberação municipal de 8 de Novembro de 1952 e instalado em 1963, nas arcadas do Jardim Municipal. De Agosto de 1970 até 1981, ocupou três salas da antiga Escola Primária Conde de Ferreira. Em 1981, o acervo foi transferido para uma das antigas Casas dos Magistrados na Alameda Dr. Miranda da Rocha. Ainda nos anos 80 passando a adotar a designação Museu Municipal Carmen Miranda.
A Igreja de Santa Maria é um Ex-libris da arquitetura religiosa do século XX. Com a sua aparência simples e despojada, esta igreja mariana é considerada um exemplo notável de arquitetura religiosa do século XX, orientada por princípios de pureza espacial e de abstração geométrica. Projetada pelo premiado arquiteto português contemporâneo, Álvaro Siza Vieira é um dos pontos turísticos mais importantes do Marco de Canaveses.
Edificada na margem direita do Tâmega, à entrada da desaparecida ponte de Canaveses, a Igreja de Sobretâmega é de fundação posterior a 1320 e parece substituir um outro templo, cujo orago era São Pedro. Deve ser entendida neste contexto e na sua íntima relação com a Igreja de São Nicolau de Canaveses, na outra margem, tão próxima e com estrutura muito semelhante. Os seus portais atestam a cronologia tardia pela ausência de colunas e capitéis.
A aldeia de Santa Maria do Freixo ocupa praticamente todo o espaço disponível no interior do perímetro amuralhado de Tongobriga. O seu foco, a igreja paroquial de Santa Maria e o respetivo adro, são também os centros do povoado castrejo, do núcleo urbano romano e da aldeia medieval. A maior parte das construções da aldeia são em granito local, muito dele reciclado dos edifícios romanos de Tongobriga. Quase todos datam entre finais do século XVIII e inícios do século XX.
Situada na margem direita do rio Douro tem sido distinguida, pela Agência Portuguesa do Ambiente, com o galardão de “Praia Acessível – Praia para Todos”, estando também classificada de “Água Balnear Interior”, com qualidade excelente. Outrora foi um ponto de paragem obrigatória dos barcos rabelos, mas nos últimos anos tornou-se num importante ponto turístico, juntamente com o cais, fluvina e bar de apoio.
O Museu do Linho e do Vinho, também conhecido por Casa da Cultura Popular de Maureles, inaugurada a 15 de setembro de 2013, é um espaço cativante e muito rico. O espaço museológico inspirado nas origens e tradições marcuenses integra duas áreas: uma dedicada à cultura do vinho e outra ao linho. No Museu do Linho e do Vinho de Maureles poderá visualizar, para além de uma área dedicada à cultura do vinho, um dos mais completos espaços museológicos alusivos ao linho que existe no nosso País.
O Parque de Merendas de Montedeiras fica situado em Sande, em plena Serra de Montedeiras, a única serra cuja totalidade do território se encontra no município do Marco de Canaveses. Com uma área de aproximadamente 2.400 hectares, está implementado num choupal, em harmonia com a natureza. É um excelente espaço natural para convívios familiares e com os amigos.
O PR1 – Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago é um percurso circular que alia o património edificado ao natural, a igreja de Soalhães e a serra da Aboboreira, com os seus moinhos de água. No percurso, pode deslumbrar-se com a Serra da Aboboreira e conhecer a Capela de S. Tiago, fundada no séc. XII, junto a uma possível via usada pelos peregrinos vindos de Lamego, que seguiam para Santiago de Compostela, bem como a Igreja de S. Martinho de Soalhães, imponente Monumento Nacional.
Refúgio da Moleira
Rua do Tapado, 4630-744 Soalhães, Marco de Canaveses
Tel.: +351 918 252 686
+351 916 289 978
(Chamada para rede móvel nacional)
Email: refugio.moleira@gmail.com